top of page

ACADÊMICO

ENADE 2018

Como sobreviver ao Enade 2018

Tirar todas as dúvidas diminui a ansiedade e afasta a antipatia pela prova

Por Willian Rodrigues

05/10/2018 23h02

1.png

Meme: Willian Rodrigues

Com a proximidade do Enade, muitos universitários acabam cedendo à ansiedade. A chegada da prova simultânea à entrega dos Trabalhos de Conclusão de Curso faz com que muitos estudantes tenham verdadeira aversão à avaliação.

 

Dos 4.200 alunos da Estácio em todo o Brasil que farão o exame em 2018, 374 são do Centro Universitário Estácio de Brasília. Para contornar toda a carga emocional que a prova traz, ex-alunos que já passaram por essa etapa, compartilham suas experiências para desmistificar a avaliação e diminuir a ansiedade que o teste causa. Afinal, dá para se preparar para essa prova sem arrancar os cabelos?

 

O primeiro passo para escapar das armadilhas é fazer o Cadastro do Estudante, obstáculo as vezes imperceptível para os universitários. A Publicitária Geysa Swamine (26), ex-aluna de uma faculdade de Taguatinga Sul, conta sobre a dúvida que teve em 2012, ano de sua graduação.

 

“A faculdade não lembrou que haveria Enade para os alunos. Faltou informação durante todo o ano”. Conforme o INEP informa em seu site, a inscrição dos participantes cabe exclusivamente à instituição, mas o preenchimento do cadastro é de

responsabilidade do estudante.

 

 

A Publicitária Geysa Swamine salienta que o diploma ajudou na profissão. | Foto: Willian Rodrigues

 

“Apesar disso, próximo ao exame, nós corremos atrás para nos preparar junto aos professores. Foi difícil, mas no fim deu tudo certo. Afinal, o diploma só vem para quem realiza a prova”, lembra a publicitária. A posse do certificado é tão importante quanto a conclusão o curso. “Com o diploma na mão, logo me tornei analista de marketing de uma grande empresa” finaliza a ex-enadiana.

 

O Jornalista Edson Levi Jr (31) faz coro à Geysa quanto a falha de atribuição dos papeis de inscrição e de cadastro. Egresso do Enade de 2009 e graduado por uma universidade da Asa Sul, ele faz alusão à falta de incentivo que, em sua visão, traria benefícios para os alunos. “(a impressão que dava, é de que) a faculdade se preocupava com o Enade somente ao final do curso. Não é como hoje. Era somente um protocolo a ser seguido”.

 

 

O Jornalista Edson Levi vê o período atribulado escolhido para a prova como um fator prejudicial

Vale lembrar ainda a prioridade do Trabalho de Conclusão de Curso. “No fim a faculdade estimulou a todos quanto ao Enade (em função do diploma), o que de fato era importante. Apesar disso, a proximidade entre o Enade e apresentação do TCC é algo a ser levado em consideração, quanto à dedicação dos alunos”, concluiu o comunicador.

 

Simulado, a palavra chave para uma boa preparação

 

O Enade é uma importante ferramenta que avalia o desempenho de universitários e instituições de ensino, realizado de 3 em 3 anos, em cada curso. Muitos estudantes, por não realizar o exame, enfrentam problemas, já que a sua participação é requisito para receber o diploma.

 

Segundo o Relatório de Formação Geral do INEP, em 2015, último ano em que os cursos de Jornalismo e Publicidade foram avaliados, a abstenção do teste no Distrito Federal foi de 22,8% do total de estudantes aptos a realiza-lo. O número é alto, quando comparado à média do Brasil (18,3%), o que só reforça a importância de fazer o cadastro, preencher o questionário e comparecer no dia da prova.

 

O comerciante Márcio Pereira dos Santos (39), estudante do último semestre no curso de direito na Faciplac do Gama está bem ciente disso. “A faculdade vem realizando simulados a 4 ou 5 meses, e sempre recompensam os melhores alunos. Já ganhei prêmios como um Vade-Mécum e um processador (de alimentos) pelo meu desempenho nesses simulados” informa o estudante, com orgulho.

 

 

 

 

 

 

O universitário Marcio Pereira exibe com orgulho o Vade-Mécum que ganhou | Foto: Willian Rodrigues

 

“Os professores cobraram bastante, não só pontuando a importância do desempenho da faculdade, mas para engrandecer o currículo dos próprios alunos. Quanto melhor a nota, melhor para a faculdade e para os alunos”, lembra o futuro advogado.

 

De acordo com Márcio, para se preparar para o exame, o ideal é conciliar os estudos à realização dos simulados de questões que possam cair na prova, respondendo a versões de outros anos, facilmente achadas na internet. “É importante conhecer como será a prova, então sugiro que façam simulados. É o melhor meio de saber o que você irá enfrentar e o que lhe espera. Recentemente fiz o exame da ordem só para saber como seria a prova, e hoje me sinto mais confiante. Em novembro farei um novo exame, dessa vez para valer” finaliza ele.

 

E para evitar a ansiedade? “Isso não tem como. Mas leia bem a prova, foque nas questões que você já tem conhecimento e mais facilidade e não se desespere. Foque no que você já sabe” pontuou.

20181105_155002.jpg
46425148_254603428545754_324468391335585
20181116_194327.jpg

FIQUE LIGADO

 

O ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – é a forma como o Ministério da Educação avalia os cursos de tecnológicos e de graduação, através do INEP. Tirar uma nota boa no ENADE significa avaliar positivamente sua faculdade e consequentemente partir de uma referência melhor para o mercado de trabalho.

 

A prova acontecerá no dia 25 de novembro (domingo), a partir das 13h30, com término previsto para 17h30. É importante chegar mais cedo, pois quem perder a prova só receberá o diploma quando realizar a prova novamente, 3 anos depois.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

sfsfsf.jpg
enade-enade.jpg

ENADIANO

Entenda o Enade

VÍDEO: Saiba como se preparar para o ENADE sem perder o bom humor!

Fique por dentro da avaliação que determina o conceito dos cursos superiores

fdfeb181.jpg
_MG_5077.JPG

Galeria de MEMES

Uma dose de humor antes da prova não faz mal! Confira

Estácio promove aulão para debater questões tipo ENADE

bottom of page